Um dândi no império do efêmero



por M. Rodrigues

Poder ouvir um novo disco de Paul Weller nesse tempos de carreiras relâmpago e pose sem conteúdo é um prazer, sem dúvida. "The Modfather" está num patamar que apenas uns poucos da geração de 77 conseguiram chegar. Ian McCulloch, Elvis Costello, Andy Gill talvez.

'Studio 150' é o mais novo trabalho de Weller, lançado em outubro deste ano. O primeiro dele desde Illumination, de 2002. O nome do disco é uma referência direta ao estúdio em Amsterdam onde as faixas foram gravadas com bases executadas ao vivo. Um disco de versões. Doze canções que foram expropriadas dos seus autores e ganharam a personalidade e a cara do eterno mod. Uma seleção das preferidas de Weller, como Nolan Porter (ex-Mothers of Invention, a banda de Frank Zappa) "If i could only be sure"; Neil Young "Birds"; Aaron Neville "Hercules"; Gil Scott Heron "The bottle"; Dylan "All along the watchtower"; Burt Bacharach "Close to you", que ficou famosa no set list dos Carpenters; Noel Gallagher (isso, aquele mesmo do Oasis) com a inédita e bela "One way road".

Ao lado de uma banda econômica, com músicos de primeira, Weller desfila um repertório correto adornado de melodias lindas, daquelas que tornam nossos dias melhores e que vai coroando uma carreira que, desde o The Jam, passando pelo Style Council, sempre bebeu nas fontes do soul, do funk de primeiro momento dos anos 70, das baladas folk e do groove jazz. Cozinha pra soulman nenhum botar defeito, guitarras funky, pianos martelados com swing e suor e arranjos de metais e voz de um minimalismo que só mesmo o bom senso dos ingleses.

Onde os mal humorados de plantão só vêem um disco de entressafra criativa, Paul Weller na verdade mantém a coerência - que o acompanha desde a fase punk com o The Jam - de quem já gravou Curtis Mayfield, Anita Baker, Joe Smooths, Traffic, Etta James. Onde muitos só envelhecem, Weller vai amadurecendo com estilo, cantando cada dia melhor. É aquela estória; sapatos italianos são confortáveis demais para quem só calça coturnos. Aproveitem, é verão.